11/02/2006

RDesign Parte III

continuando....
Sobre as palestras que assisti:
Guilherme Sebastiany – Marcas que amamos odiar. (Mto interativa, o cara era um ótimo orador)
Alexandre Wollner – A evolução e significado de função Design Visual. (O mito em pessoa, o pioneiro do design gráfico no Brasil!)
No Brasil, o design visual, como hoje entendemos, foi implantado por Alexandre Wollner (pintor concretista), formado pela escola de Ulm, o sancta santorum do design mundial do pós-guerra. Por sua atuação profissional e pedagógica, Wollner influenciou, direta e indiretamente, cerca de cinco gerações de designers brasileiros. Foi pioneiro ao colocar em prática uma concepção de designer embasada no pensamento metodológico racional, ou seja, a integração arte e tecnologia. "Comunicação visual vem a ser a criação e estruturação de códigos visuais básicos - sinal, cor e tipografia padronizados - que serão aplicados na identificação de uma empresa ou instituição, utilizando meios apropriados tais como papéis administrativos, folhetos, sinalização, frota de veículos, produtos, uniformes, publicidade, embalagem, pontos de venda, exposições, cartazes. É através deste conjunto que uma empresa ou instituição se identifica visualmente". Eis uma pequena amostra do pensamento de Alexandre Wolner cujas principais idéias e opiniões desenvolvemos a seguir.
Paulo Sena – Ecodesign: Consequências da modernidade em uma sociedade de risco.
Marcus Vinícius - Festival Gato-preto
Chico Homem de Mello – Design gráfico brasileiro: anos 60. (interessantíssimo!)
Dra. Rosana Carvalho – A marca como identificação de seu negócio no mercado de trabalho.
Dentre outras que totalizaram uma viajem que agregou bagagem de informações e experiências profissionais e pessoais!

Nenhum comentário: